Introdução
Salve
gurizada sejam todos bem vindos.
Nesta
série de publicações eu irei explicar o básico da teoria musical, de uma forma
reduzida e simplificada.
Este conteúdo é direcionado para quem esta iniciando e não sabe por onde começar a estudar musica.
Este conteúdo é direcionado para quem esta iniciando e não sabe por onde começar a estudar musica.
Nesta
primeira publicação eu vou tentar justificar o por que você que tá começando a
produzir suas primeiras musicas deve se esforçar em aprender sobre musica.
Eu vou
tentar te convencer a ter vontade de estudar musica e intender a diferença que
isso irá fazer na sua carreira.
Oque
aconteceu com a popularização da produção de musica eletrônica, foi que muitos
produtores foram e continuam sendo levados a crer que, saber música ou ter um
conhecimento sobre música é coisa dispensável e não necessária para se produzir
musica eletrônica.
Existem
até cursos onde o instrutor/professor fala:
“antigamente
os produtores não sabiam sobre música e produziam musica eletrônica”
ou
“para
produzir musica eletrônica você não precisa saber musica”
E por ai
vai...
Eu já vi,
li e ouvi cada coisa bizarra sobre isso...
Isso
seria engraçado se não fosse trágico.
Os caras
fazem de tudo pra vender um curso e ganhar dinheiro.
Justamente
quem iniciou o movimento, foram músicos e engenheiros eletro/eletrônicos, que
para obter timbres diferenciados inventaram os primeiros sintetizadores... e
por consequência surgiu a música eletrônica.
Um
exemplo clássico são os sintetizadores da Moog que começaram a ser fabricados
na década de 60.
O
Sampling foi uma consequência e não uma regra...
Não é uma
questão de preconceito quanto ao sampling eu mesmo "sampleio" muita
coisa, principalmente percussão e voz, porque eu não sou vocalista e menos
ainda percussionista.
A questão é saber usar este recurso de uma forma inteligente e não apenas usar ctrl c + ctrl v e ir fazendo montagens e depois chamar isso de música.
A questão é saber usar este recurso de uma forma inteligente e não apenas usar ctrl c + ctrl v e ir fazendo montagens e depois chamar isso de música.
Fazer
montagens não te torna um produtor musical.
Instigar
a não necessidade de saber sobre música em um curso que fala/aborda sobre
produção musical para alavancar as vendas não é legal.
Quem perde com isso é a cena, que cada vez mais tem produtores inexperientes, musicalmente falando.
Quem perde com isso é a cena, que cada vez mais tem produtores inexperientes, musicalmente falando.
É
obrigação do instrutor/professor, deixar claro para o aluno que saber
sobre música para produzir música é importante (Obvio).
Mesmo que
o Instrutor/Professor não aborde este conteúdo em seus cursos ou não
saiba sobre, ele deve orientar o aluno a procurar este conhecimento.
Sim, isso
é uma critica, na minha visão pessoal, nenhum tipo de emburrecimento é
benéfico eu não tenho como ser favorável a este tipo de prática.
Quem esta
começando agora na produção de musica eletrônica e pretende fazer um curso, de
preferencia para aqueles cursos que oferecem a teoria musical, mesmo que seja
um curso a parte e certifiquem-se que os professores realmente sabem oque estão
ensinando para vocês não aprenderem errado.
Porque
depois de aprender algo errado é muito difícil abrir a mente para aprender da
forma correta.
E isso
serve para tudo na vida.
E pra
quem não tem condições de pagar um curso eu lhes ofereço o básico da teoria
musical nesta serie de publicações do meu blog.
Vou
contar dois exemplos de situações embaraçosas que aconteceram comigo...
*Uma vez
um Dj chegou em mim falando para nos fazermos uma possível colab, disse que ele
já produzia nas antigas, e estava voltando a produzir agora, então eu disse
“blz envia algo que tu tenha feito que eu vou avaliar”
Quando eu
abri o projeto no Ableton Live tive aquela decepção, era só samples uma
montagem de ctrl c + ctrl v, não tinha música ali era só retalhos de samples.
Mesmo o
cara sendo muito gente fina, obvio que não rolou a colab, a amizade continua
mas fazer um trabalho junto não.
*Outra
vez um Dj aqui da cidade cheio de marra veio dizendo que estava afiado que tava
produzindo Techno e me propôs a criação de um projeto.
Quando eu
abri as musicas, tinha coisas bizarras tipo 3 bass line diferentes tocando
juntos ao mesmo tempo na mesma musica.
Varias
harmonias tocando em diferentes campos harmônicos.
“Era uma
salada de frutas”
E quando
eu o questionei, ele falou “é Techno ninguém vai perceber”
Como diz
o ditado “me caiu os butiás do bolso” tanto pela música quanto pela índole
deste Dj.
E o pior
de tudo que teve uma label que lançou as tracks.
Ai eu
aprendi duas coisas:
1º Que
tem Labels que pra fechar o numero de lançamento para aquele mês, estão
dispostas a lançar qualquer coisa que vier, sendo musica boa ou ruim oque
importa é encher linguiça e ter quantidade de lançamentos.
2º Que
não é porque um produtor conseguiu lançar uma música em uma label que ele é um
bom produtor ou que suas músicas sejam boas.
E o pior
foi quando eu disse que não ia rolar o projeto, ele quis meio que me subornar
dizendo que ele tinha CDJ 2000 que ai eu não ia ter onde treinar mixagem kkkkkk
CDJ e
equipamentos qualquer um compra ou aluga bem barato para treinar.
Experiência
e conhecimento ou tem ou não tem e isso se adquire com o tempo não se compra.
Obvio que
não rolou a colab e um cara com esta postura e esta índole deve-se manter distancia.
Chegar lá
todos querem mas a forma com que se chega lá é importante.
Pelo menos para mim é...
Pelo menos para mim é...
Se você
almeja um dia fazer uma colab com um produtor mais experiente ou fazer um remix
para um Dj mais bem conceituado ou então quer tentar a sorte e lançar uma
musica em uma label grande que não lança musicas só para encher linguiça a dica
que eu te dou é:
Estude
música.
Porque um
produtor experiente, ou que já tenha um nome, ou que preze pela ética, ao abrir
um projeto para fazer uma colab e se deparar com montagens não vai fazer um
trabalho junto com você por comodidade, amizade ou pena.
Ai você pode
estar pensado:
“A mas
fulano produz musica e não sabe música”
Fulano não
é exemplo ele é uma exceção.
Ou porque
ele tem uma excelente audição ou porque ele tem muita sorte.
Eu mesmo
não conheço ninguém que produza musica decentemente que não tenha um mínimo
conhecimento de teoria musical.
Inclusive
todos os produtores que eu tenho como referencia já foram músicos no passado,
ou estudaram música em alguma parte de suas vidas.
Carl
Cox
Dj Meme
Daft Punk
Deadmau5
Fat Boy
Slim
Little
Louie Vega
Paul Van
Dyk
Rene
Castanho
Wehbba
Entre
muitos outros Djs e produtores de House e Techno BR e Gringos...
Não
significa que você vai ter que saber ler e escrever partituras ou fazer
arranjos complexos, improvisações, etc... mas sim, saber como tudo funciona e
intender que as regras neste caso devem ser seguidas.
Se gostou
siga meu Blog e curta o canal do youtube, porque eu tenho muita coisa boa para
compartilhar.
Até a
próxima...
Nenhum comentário:
Postar um comentário