quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Teoria Musical para Musica Eletrônica #01

Introdução


Salve gurizada sejam todos bem vindos.

Nesta série de publicações eu irei explicar o básico da teoria musical, de uma forma reduzida e simplificada.
Este conteúdo é direcionado para quem esta iniciando e não sabe por onde começar a estudar musica.

Nesta primeira publicação eu vou tentar justificar o por que você que tá começando a produzir suas primeiras musicas deve se esforçar em aprender sobre musica.

Eu vou tentar te convencer a ter vontade de estudar musica e intender a diferença que isso irá fazer na sua carreira.

Oque aconteceu com a popularização da produção de musica eletrônica, foi que muitos produtores foram e continuam sendo levados a crer que, saber música ou ter um conhecimento sobre música é coisa dispensável e não necessária para se produzir musica eletrônica.

Existem até cursos onde o instrutor/professor fala:

“antigamente os produtores não sabiam sobre música e produziam musica eletrônica”
ou
“para produzir musica eletrônica você não precisa saber musica”

E por ai vai...

Eu já vi, li e ouvi cada coisa bizarra sobre isso...

Isso seria engraçado se não fosse trágico.
Os caras fazem de tudo pra vender um curso e ganhar dinheiro.

Justamente quem iniciou o movimento, foram músicos e engenheiros eletro/eletrônicos, que para obter timbres diferenciados inventaram os primeiros sintetizadores... e por consequência surgiu a música eletrônica.

Um exemplo clássico são os sintetizadores da Moog que começaram a ser fabricados na década de 60.

O Sampling foi uma consequência e não uma regra...

Não é uma questão de preconceito quanto ao sampling eu mesmo "sampleio" muita coisa, principalmente percussão e voz, porque eu não sou vocalista e menos ainda percussionista.
A questão é saber usar este recurso de uma forma inteligente e não apenas usar ctrl c + ctrl v e ir fazendo montagens e depois chamar isso de música.

Fazer montagens não te torna um produtor musical.

Instigar a não necessidade de saber sobre música em um curso que fala/aborda sobre produção musical para alavancar as vendas não é legal.
Quem perde com isso é a cena, que cada vez mais tem produtores inexperientes, musicalmente falando.

É obrigação do instrutor/professor, deixar claro para o aluno que saber sobre música para produzir música é importante (Obvio).

Mesmo que o Instrutor/Professor não aborde este conteúdo em seus cursos ou não saiba sobre, ele deve orientar o aluno a procurar este conhecimento.

Sim, isso é uma critica, na minha visão pessoal, nenhum tipo de emburrecimento é benéfico eu não tenho como ser favorável a este tipo de prática.

Quem esta começando agora na produção de musica eletrônica e pretende fazer um curso, de preferencia para aqueles cursos que oferecem a teoria musical, mesmo que seja um curso a parte e certifiquem-se que os professores realmente sabem oque estão ensinando para vocês não aprenderem errado.

Porque depois de aprender algo errado é muito difícil abrir a mente para aprender da forma correta.

E isso serve para tudo na vida.

E pra quem não tem condições de pagar um curso eu lhes ofereço o básico da teoria musical nesta serie de publicações do meu blog.

Vou contar dois exemplos de situações embaraçosas que aconteceram comigo...

*Uma vez um Dj chegou em mim falando para nos fazermos uma possível colab, disse que ele já produzia nas antigas, e estava voltando a produzir agora, então eu disse “blz envia algo que tu tenha feito que eu vou avaliar”

Quando eu abri o projeto no Ableton Live tive aquela decepção, era só samples uma montagem de ctrl c + ctrl v, não tinha música ali era só retalhos de samples.

Mesmo o cara sendo muito gente fina, obvio que não rolou a colab, a amizade continua mas fazer um trabalho junto não.

*Outra vez um Dj aqui da cidade cheio de marra veio dizendo que estava afiado que tava produzindo Techno e me propôs a criação de um projeto.
Quando eu abri as musicas, tinha coisas bizarras tipo 3 bass line diferentes tocando juntos ao mesmo tempo na mesma musica.
Varias harmonias tocando em diferentes campos harmônicos.

“Era uma salada de frutas”

E quando eu o questionei, ele falou “é Techno ninguém vai perceber”
Como diz o ditado “me caiu os butiás do bolso” tanto pela música quanto pela índole deste Dj.
E o pior de tudo que teve uma label que lançou as tracks.

Ai eu aprendi duas coisas:

1º Que tem Labels que pra fechar o numero de lançamento para aquele mês, estão dispostas a lançar qualquer coisa que vier, sendo musica boa ou ruim oque importa é encher linguiça e ter quantidade de lançamentos.

2º Que não é porque um produtor conseguiu lançar uma música em uma label que ele é um bom produtor ou que suas músicas sejam boas.

E o pior foi quando eu disse que não ia rolar o projeto, ele quis meio que me subornar dizendo que ele tinha CDJ 2000 que ai eu não ia ter onde treinar mixagem kkkkkk

CDJ e equipamentos qualquer um compra ou aluga bem barato para treinar.

Experiência e conhecimento ou tem ou não tem e isso se adquire com o tempo não se compra.

Obvio que não rolou a colab e um cara com esta postura e esta índole deve-se manter distancia.

Chegar lá todos querem mas a forma com que se chega lá é importante.
Pelo menos para mim é...

Se você almeja um dia fazer uma colab com um produtor mais experiente ou fazer um remix para um Dj mais bem conceituado ou então quer tentar a sorte e lançar uma musica em uma label grande que não lança musicas só para encher linguiça a dica que eu te dou é:

Estude música.

Porque um produtor experiente, ou que já tenha um nome, ou que preze pela ética, ao abrir um projeto para fazer uma colab e se deparar com montagens não vai fazer um trabalho junto com você por comodidade, amizade ou pena.

Ai você pode estar pensado:

“A mas  fulano produz musica e não sabe música”

Fulano não é exemplo ele é uma exceção.
Ou porque ele tem uma excelente audição ou porque ele tem muita sorte.

Eu mesmo não conheço ninguém que produza musica decentemente que não tenha um mínimo conhecimento de teoria musical.

Inclusive todos os produtores que eu tenho como referencia já foram músicos no passado, ou estudaram música em alguma parte de suas vidas.

Carl Cox 
Dj Meme
Daft Punk
Deadmau5
Fat Boy Slim
Little Louie Vega
Paul Van Dyk
Rene Castanho
Wehbba

Entre muitos outros Djs e produtores de House e Techno BR e Gringos...

Não significa que você vai ter que saber ler e escrever partituras ou fazer arranjos complexos, improvisações, etc... mas sim, saber como tudo funciona e intender que as regras neste caso devem ser seguidas.

Se gostou siga meu Blog e curta o canal do youtube, porque eu tenho muita coisa boa para compartilhar.

Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Teoria Musical para Musica Eletrônica #04

Inversão dos Acordes Salve gurizada sejam todos bem vindos. Aqui quem fala é o Mr. Mendes. Inversão dos acordes são maneiras dife...