domingo, 18 de novembro de 2018

Teoria Musical para Musica Eletrônica #03



Acordes



Salve gurizada sejam todos bem vindos. 

O acorde é formado quando tocamos notas simultaneamente, existem varias formulas e vários tipos de acordes.

Graus

Para construir um acorde usamos os graus.
Essa definição em graus serve apenas para facilitar a comunicação e a escrita.
Os graus são contados a partir da primeira nota da escala.

Exemplo 01:
Na escala de Dó maior temos:
Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si – Dó...
Em graus musicais:
1º – 2º – 3º – 4º – 5º – 6º – 7º – 8º...

Exemplo 02:
Na escala de Fá menor temos:
F G Ab Bb C Db Eb F...
Em graus musicais:
1º – 2º – 3º – 4º – 5º – 6º – 7º – 8º...

E assim por diante...

Principais tipos de acordes


Tríades (três notas)

Acorde Maior: 
1º grau - 3º grau - 5º grau
Dó maior:
Dó - Mi - Sol
Maiores são representados pela Nota correspondente em maiúsculo: C, F#, A, Bb, etc...
Ou pela Nota mais a abreviação “maj”: Cmaj, F#maj, Amaj, Bbmaj, etc...

Acorde Menor: 
O 1º e 5º grau serão mantidos, apenas diminui um semitom do 3º grau. 
Dó menor:
Dó - Mi- Sol
Menores são representados pela Nota correspondente e um “m” minúsculo: Cm, F#m, Am, Bbm etc...

Tétrades (quatro notas Sétima “7” ou Nonas “9”) 

Acorde Maior com sétima maior:
Você vai utilizar as mesmas notas do acorde maior e acrescentar o 7º grau.
Dó maior com sétima maior 
1º - 3º - 5º - 7º
Maiores com sétima maior são representados pela Nota mais o “7” e o “M”: C7M, F#7M, Bb7M, etc...

Acorde Maior com Sétima Menor:
Mantendo ainda as mesmas notas do acorde maior, agora você vai diminuir meio tom do próprio 7º grau. Ou seja você irá bemolizar o sétimo grau ou diminuir meio tom. (é a mesma coisa).
1º - 3º - 5º - 7ºb
Maiores com sétima são representados com a Nota mais o numero “7”: C7, F#7, Ab7, etc...

Acorde Menor com Sétima Menor:
Você vai juntar as notas do acorde menor com a sétima menor.
1º - 3ºb - 5º - 7ºb
Menores com sétima são representados pela Nota mais o “m” e o “7”: C#m7, Fm7, Abm7 etc...

Acorde Maior com Nona Maior:
Mantenha os graus do acorde maior e adicione o nono grau (9º).
1º - 3º - 5º - 9º
Caso fique difícil de alcançar com a mão por causa da distancia você pode fazer uma inversão:
9º -1º - 3º - 5º 
Maiores com nona maior são representados pela Nota mais o “9” e o "M": C#9M, F9M, Ab9M etc...

Acordes e o Campo Harmônico


Campo harmônico é o conjunto de acordes formado a partir das notas de uma determinada escala.
Temos algumas regras, para fazer os acordes no campo harmônico. 
As regras de construção devem ser seguidas, para obter uma música coerente e não um frankenstein dissonante.

Alguns produtores por não saberem ou por não terem vontade de aprender (a famosa birra) ou pior, por terem aprendido errado por pessoas não preparadas, acabam por não usarem as regras e assim acabam construindo suas musicas da forma errada. 

Alguns outros produtores infelizmente veem estas regras e outras como formas de “engessar a criatividade” e usam esta frase para justificar seus erros ou a sua falta de conhecimento.

Sim eu já tive a infelicidade de ouvir este tipo de coisa tanto de quem está iniciando e tem pouca experiência quanto de pessoas que estão a mais tempo produzindo e tiveram a infelicidade de ter aprendido errado.

Um ensinamento que eu aprendi e tenho sempre comigo é que:
“Não saber ou não conhecer não é defeito, defeito é não querer aprender e fazer errado de proposito ou birra”

Eu sei que em música e produção musical muitas regras podem e devem serem quebradas, porem outras definitivamente não.

A dica que eu dou é:
Não tente inventar a roda novamente... 
Não faça errado por birra...
Não tente justificar sua falta de conhecimento...
Quem perde fazendo errado é a cena e principalmente você.

A prática de se usar acordes maiores ou menores ignorando o campo harmônico está incorreta e deve ser evitada.

Exemplo:
Quando você quiser produzir uma música em um campo harmônico menor não use apenas acordes menores isso é errado.

Quando você quiser produzir musicas em um campo harmônico maior não use apenas acordes maiores porque isso também é errado.

Claro, aqui estou explicando a maneira correta do ponto de vista musical, da forma que você ira aprender do seu professor quando você pagar R$ por um curso de musica, então se você quer fazer correto ou não, a escolha é sua...
Aqui estou explicando de graça aproveite.

Aqui eu irei explicar as regras e como tudo funciona.
Na pratica vocês irão perceber que não é tão difícil assim...

A de minuta, diminui meio tom da e .
Sim isso mesmo, você irá fazer o acorde normalmente e apenas irá subtrair meio tom da quinta e terceira nota ou em outras palavras estará bemolizando.

Regra campo harmônico maior:
1° grau será sempre maior 
2° grau será sempre menor 
3° grau será sempre menor 
4° grau será sempre maior 
5° grau será sempre maior 
6° grau será sempre menor 
7° grau será sempre menor com 5º de minuta

Regra campo harmônico menor natural:
1° grau será sempre menor
2° grau será sempre menor com 5º de minuta
3° grau será sempre maior 
4° grau será sempre menor 
5° grau será sempre menor
6° grau será sempre maior 
7° grau será sempre maior

Exemplo:
Se formos fazer uma musica em C (Dó maior) vamos usar as notas correspondentes da escala de e fazer os acordes com o uso dessas notas no campo harmônico (usando a regra).
Esta é a escala correspondente a Dó maior:
C - D - E - F - G - A - B - C

Aqui estão, os sete acordes da escala de Dó maior respeitando o campo harmônico e a regra:
1° - C - E - G       1° grau será sempre maior 
2° - D - F - A       2° grau será sempre menor 
3° - E - G - B       3° grau será sempre menor 
4° - F - A - C       4° grau será sempre maior 
5° - G - B - D      5° grau será sempre maior 
6° - A - C - E       6° grau será sempre menor
7° - B - D - F      7° grau será sempre menor com 5º de minuta

Com estes sete acordes e as notas correspondentes da escala de , será possível fazer, centenas de musicas dentro deste campo harmônico, com todos os tipos de instrumentos... (Arpejo, Led, Pad, etc).
Haverá situações especificas em que notas fora do campo harmônico são emprestadas momentaneamente, tornando o som dissonante porem agradável. (Teu ouvido vai de dizer).
Os mesmos princípios são usados para construir musicas em todas as outras escalas.

Se fizéssemos uma música na escala de Mi maior o primeiro grau seria o acorde de Mi maior e seguiríamos a regra harmônica maior. 
Se fizéssemos uma música na escala de Lá menor Natural o primeiro grau seria o acorde de Lá menor e seguiríamos a regra harmônica menor natural.
E assim por diante...

Até aqui vimos a forma tradicional e correta de se fazer música: escolher a escala, descobrir os acordes do respectivo campo harmônico e produzir.

Para facilitar irei deixar exemplos de acordes: Maiores, Menores Naturais, Maiores com Sétima e Menores Naturais com Sétima a disposição no blog.
Não esqueça de aplicar a 5º de minuta respeitando a regra.





Se gostou siga meu blog, porque eu tenho muita coisa boa para compartilhar.
Até a próxima...

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